O que é a abordagem de cenários transformadores?
Cenários transformadores é uma abordagem que utiliza cenários não apenas para se adaptar a um futuro imprevisível, mas para influenciar ou transformar o futuro.
Essa abordagem foi aplicada pela primeira vez na África do Sul durante a transição do apartheid e, desde então, tem sido utilizada em muitos contextos ao redor do mundo por diversas equipes multi-ator.
Cenários transformadores permitem que você construa entendimentos compartilhados, fortaleça relacionamentos e desenvolva intenções mais claras para criar o potencial de moldar um futuro melhor.
Enquanto a maioria das metodologias de planejamento de cenários se concentra na adaptação, cenários transformadores buscam não apenas entender ou se adaptar ao futuro, mas também moldá-lo.
O processo estruturado, mas criativo, ajuda atores diversos a visualizar os diferentes futuros possíveis e descobrir o que podem e devem fazer.
Cenários transformadores diferem de outras metodologias de planejamento de cenários em que:
- O foco não está apenas em entender ou se adaptar ao futuro, mas também em moldá-lo e transformá-lo.
- Os cenários são elaborados não por acadêmicos ou consultores, mas por um grupo inclusivo e multidisciplinar de atores que compõem um “microcosmo” do sistema.
Cada participante detém uma peça valiosa de um quebra-cabeça mais amplo, não apenas em seu conhecimento, mas também em sua capacidade de ação e esfera de influência. - A abordagem de facilitação co-criativa constrói relacionamentos, confiança, percepção, responsabilidade e capacidade colaborativa, gerando assim resultados que vão além dos produtos de conhecimento produzidos.
O que são cenários?
Cenáriostransformadores oferecem uma maneira para atores diversos desbloquearem situações polarizadas ou estagnadas.
O processo facilitado combina imaginação e rigor.
É útil quando um conjunto diverso de pessoas enfrenta um desafio complexo que é vital para elas, mas que ainda não estão dispostas ou capazes de trabalhar juntas, talvez porque discordem sobre a própria natureza do problema.
Não são previsões ou propostas
Um cenário não é uma história sobre o que vai acontecer (uma previsão) ou uma história sobre o que deveria acontecer (uma visão, proposta ou plano).
Histórias de possíveis futuros
Um cenário é uma história sobre o que poderia acontecer: uma hipótese internamente consistente sobre o futuro que é relevante, desafiadora, plausível e nítida.
Uma ferramenta para conversas estratégicas
Cenários são uma ferramenta para comunicar e trabalhar com um futuro imprevisível.
As 3 fases da abordagem de cenários transformadores
A abordagem de cenários transformadores da Reos Partners normalmente segue 3 fases:
Convocação
- Esclarecer escopo e propósito
- Mapear atores
- Estabelecer poder de convocação
- Convocar uma equipe diversa que represente um microcosmo do sistema
Construção
- Reunir-se em oficinas para construir cenários
- Mapear forças motrizes, certezas e incertezas-chave
- Gerar e iterar narrativas de cenários
- Escrever o texto dos cenários
Comunicação e Engajamento
- Identificar implicações estratégicas dos cenários
- Identificar ações individuais e coletivas
- Disseminar os cenários através de múltiplos meios e canais
- Possibilitar diálogos estratégicos entre os públicos-alvo
Cenários transformadores no mundo real
Por mais de 20 anos, a Reos tem utilizado cenários transformadores para apoiar grupos multi-ator a tentar resolver desafios sociais complexos em todo o mundo. Isso inclui a co-criação de cenários para o futuro da sociedade civil afegã,tentando resolver o problema das drogas nas Américas, remoldando o futuro de Chipre e do Estado do Rio de Janeiro, cumprindo o ODS 14 no Oceano Índico Ocidental e transformando a energia na Indonésia.
Descubra alguns dos projetos que apoiamos abaixo.
Descubra alguns dos projetos que apoiamos abaixo.
Desafio: A Austrália enfrenta incêndios florestais regularmente, mas a temporada de 2019-2020 foi a mais severa da história. Causou quase 500 mortes e destruiu mais de 24 milhões de hectares de vegetação, resultando em aproximadamente 900 milhões de toneladas de emissões de CO2 — equivalente às emissões do transporte aéreo comercial em todo o mundo. Além disso, cerca de um bilhão de animais perderam a vida.
À medida que os efeitos da mudança climática pioram, espera-se que as futuras temporadas de incêndios florestais sejam mais longas e devastadoras.
Parceria: Um grupo de líderes e profissionais do setor de gerenciamento de emergências (EMS) na Austrália e na Nova Zelândia se reuniu sob a orientação do Bushfire and Natural Hazards Cooperative Research Centre, do Australasian Fire and Emergency Service Authorities Council, e facilitado pela Reos Partners e pela RMIT University.
Utilizando cenários transformadores, a Reos ajudou o grupo multi-ator a desenvolver novas abordagens para melhor planejar, preparar, responder e se recuperar das turbulências e incertezas dos futuros eventos climáticos.
Transformação: Através dos cenários transformadores, os participantes conseguiram:
- Aumentar a confiança para planejar, preparar, responder e se recuperar das turbulências climáticas, agindo com autonomia, nitidez, agilidade e rapidez em crises.
- Construir uma ferramenta de comunicação compartilhada sobre como o futuro pode se desenrolar, além de uma consciência e compreensão compartilhadas sobre o que podem fazer separadamente e juntos para se adaptar e transformá-lo.
- Fortalecer estruturas estratégicas para navegar em futuros imprevisíveis.
- Mudar de um sentimento de impotência e vulnerabilidade para ter confiança e agência.
- Criar uma nova plataforma para aprender coletivamente.
Cenários Futuros para a Educação Básica no Brasil: transformando o futuro da educação no Brasil
Desafio: Em 2015, o sistema nacional de educação do Brasil enfrentava dificuldades para atender seus 50 milhões de estudantes, com alta taxa de repetência e evasão escolar. O sistema era fragmentado, e o discurso estava imerso em divisões ideológicas, com várias perspectivas e prioridades competindo para influenciar o futuro da educação no Brasil.
Parceria: A Reos Partners utilizou a abordagem de cenários transformadores para reunir uma equipe de líderes educacionais no Brasil para promover um diálogo sobre as diferentes e frequentemente conflitantes perspectivas sobre o que é necessário para transformar o futuro da Educação Básica no país. Os Cenários Futuros para a Educação Básica no Brasil se tornou um ponto de encontro para a escuta profunda e para aprender a colaborar e explorar conflitos e diferenças.
Transformação: Houve uma mudança nítida nas relações entre os principais atores, a maioria dos quais havia se encontrado anteriormente apenas em contextos adversariais. Os Cenários Nacionais para o Futuro da Educação Básica no Brasil foram disseminados nacionalmente. Eles proporcionam uma nova linguagem, uma compreensão aprimorada dos desafios além das ideologias e um precedente de relacionamento dentro do setor.
Chile até 2030: construindo uma plataforma colaborativa para fomentar a coesão no futuro político do Chile
Desafio: Em 2019, o Chile vivenciou um período de agitação política e social. Uma plataforma colaborativa de advocacy cidadã chamada Temos Que Hablar de Chile (Precisamos Falar Sobre o Chile) foi criada em resposta.
Parceria: Apoiados pela Reos Partners, chilenos de contextos diversos foram orientados a criar cenários — histórias relevantes, desafiadoras e plausíveis — para influenciar e contribuir para políticas públicas e ajudar a engajar os cidadãos nos principais eventos políticos que ocorriam no país.
Utilizamos cenários transformadores para organizar e capturar o diálogo dos cidadãos sobre o futuro do Chile. Esse método permitiu que os cidadãos se alinhassem e co-criassem cenários que hipotetizavam o que poderia acontecer no Chile entre 2022 e 2030.
Transformação: Os participantes desenvolveram quatro cenários para demonstrar as implicações de futuros possíveis. Esses cenários servem como uma ferramenta para que os chilenos se preparem e se adaptem ao futuro, contribuindo para transformá-lo em um país mais justo e equitativo.
A Fundação Cenário Tailândia tem atuado em parceria com a Reos Partners em muitas empreitadas desde os distúrbios políticos na Tailândia em 2011. Aprendemos e facilitamos usando o Planejamento de Cenários Transformadores em diversas questões, desde conflitos políticos até anticorrupção, em abordagens presenciais e online. A Reos Partners é a verdadeira especialista em facilitar discussões verdadeiramente imersivas e participativas para criar esforços colaborativos entre aqueles que podem estar em desacordo.
JARUWAREE (FAH) SNIDWONGSE
SECRETÁRIA-GERAL, FUNDAÇÃO CENÁRIO TAILÂNDIA
Eu acho que a contribuição que o grupo Mont Fleur fez para o processo de reflexão política na África do Sul e além é muito importante. Porque o planejamento de cenários, conforme o vivenciamos, trata realmente de como organizar o próprio processo de pensamento para chegar a uma potencial conclusão política. E o processo de pensamento exige que se esteja aberto o suficiente para se envolver em um processo de reflexão sem limitações. Esse exercício desafiou tanto nossas crenças historicamente mantidas quanto nossas posições: nos empurrou a confrontar essas questões e, em seguida, a ver o que poderíamos fazer.
TITO MBOWENI
ANTIGO MINISTRO DAS FINANÇAS DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL
O Projeto de Cenários Destino Colômbia foi um dos eventos mais significativos na busca do país pela paz... É realmente impressionante ler esses cenários agora, pois parecem mais proféticos do que acadêmicos. É bom saber que o melhor cenário que imaginamos há 16 anos está começando a se concretizar.
JUAN MANUEL SANTOS
ANTIGO PRESIDENTE DA COLÔMBIA