O que é a abordagem de laboratórios sociais?

Laboratórios sociais são intervenções colaborativas que reúnem atores diversos para tentar resolver desafios sociais e sistêmicos complexos.

Eles oferecem um espaço estruturado e experimental para que os atores aproveitem sua inteligência coletiva e diversidade criativa para co-criar e implementar novas soluções. Os laboratórios sociais reúnem pessoas de todo o sistema para buscar as causas raiz por trás de seus problemas e, em seguida, colaborar na elaboração e teste de soluções para os pontos de alavancagem chave. Esse trabalho de mudança continua no “laboratório” do mundo real — ao longo do tempo e em contexto.

Alguns de nossos laboratórios sociais duram anos. A equipe se reúne repetidamente para refinar suas ideias com base em seu aprendizado e, em seguida, sai novamente para seu campo de atuação para mais aprendizado, testes e ação.

Plant growing_OG
Sistêmico

Abordando causas raiz — não apenas sintomas e soluções rápidas.

Chemistry beakers_OG
Experimental

Prototipando e testando intervenções de forma iterativa e, em seguida, escalando soluções na prática — não apenas produzindo relatórios, recomendações ou planos.

Infinity symbol with arrows_OG
Contínuo e Sustentado

Mobilizando uma rede para implementar e sustentar soluções por meio de aprendizado, construção de confiança, compartilhamento e comunicação — não apenas um projeto pontual.

Globe with people around_OG
Colaborativo e Inclusivo

Reunindo atores de todo o sistema — não apenas especialistas ou autoridades.

Laboratórios Sociais: ingredientes chave

Ao combinar pensamento sistêmico, co-criação, experimentação iterativa, estratégia emergente e implementação orientada para a ação, os laboratórios sociais têm como objetivo criar soluções transformadoras e sustentáveis que abordem problemas da sociedade.

Para isso, os laboratórios sociais precisam de 3 ingredientes chave:

Globe with people around_white
Atores de todo o sistema

O progresso resulta do envolvimento habilidoso de pessoas com diferentes perspectivas e interesses para colaborar em preocupações compartilhadas.

Cogs_white
Um contêiner forte e guias capacitados

Um espaço estruturado e facilitação especializada são necessários para engajar os atores em novas formas de ouvir, falar e agir.

Square to circle transformation_white
Uma abordagem generativa


Um método criativo e experimental que envolve o ser completo dos membros da equipe — mente, coração e mãos — possibilita resultados inovadores.

O processo dos laboratórios sociais

Na Reos Partners, o processo dos laboratórios sociais geralmente segue 5 etapas:
Group_400x200px
Co-iniciar

Convocar um microcosmo estratégico do sistema

Skilled guides_400x200px
Co-perceber

Desenvolver uma compreensão compartilhada da situação problemática

Strong container_400x200px
Co-presenciar

Retirar-se para acessar conhecimentos mais profundos, elucidar a direção estratégica e identificar pontos de alavancagem

Right resources_400x200px
Co-criar

Prototipar e testar intervenções

Generative approach_400x200px
Co-evoluir

Institucionalizar novas soluções

Por que usar a abordagem de laboratórios sociais?

Descobrimos que os laboratórios sociais são uma abordagem prática para trabalhar de maneira diferente, permitindo que grupos multi-ator passem de:

Plant growing_OG
Consertar sintomas a abordar causas raiz


Criar mudanças sistêmicas que tenham um efeito duradouro

Checklist clipboard_OG
Depender de especialistas a envolver todos os principais atores

Propriedade e conexões comunitárias. Sem necessidade de “aprovação” – colaboração em vez disso

People in a circle with arrows_OG
Implementar uma solução escolhida a prototipar e gerenciar várias soluções

Revelar soluções disruptivas que criam novas abordagens para a situação

Cogs_OG
Fazer recomendações no papel a desenvolver soluções na prática


Desenvolver um conjunto de ações com base nas “experiências vividas” da situação

Light bulb_OG
Aprender e depois agir a aprender fazendo

Construir soluções a partir de pequenas descobertas e insights que podem ser escalados

Infinity symbol with arrows_OG
Um projeto pontual a uma plataforma que entrega resultados a curto e longo prazo

Capacidade para apoiar o trabalho incorporada na comunidade – permanece ágil para abordar questões emergentes

Laboratórios sociais no mundo real

A Reos tem utilizado a abordagem de laboratórios sociais para apoiar grupos multi-ator a enfrentar situações complexas e controversas em todo o mundo. Isso inclui segurança alimentar na África Austral, energia nos Estados Unidos, saúde indígena na Austrália, desnutrição infantil na Índia,e qualidade da água no Canadá.

Descubra alguns dos projetos que apoiamos abaixo.

Food systems 1 (2)
Laboratório de Alimentos Sustentáveis: criando exemplos de cadeias de suprimento alimentar sustentável tradicionais

Desafio: O sistema alimentar depende de cadeias de suprimento longas, impraticáveis e desperdiciosas, centradas na agricultura industrial. Para alimentar a população do futuro, precisamos construir um sistema alimentar mais sustentável, criando e demonstrando cadeias de suprimento tradicionais que sejam resilientes, sustentáveis e baseadas no mercado.

Parceria: Lançado em 2004, o Laboratório de Alimentos Sustentáveis (SFL) é uma organização sem fins lucrativos co-iniciada pela Reos Partners e pelo Sustainability Institute.

O SFL reúne corporações, líderes da sociedade civil, organizações não governamentais e governos para acelerar a incorporação da sustentabilidade ambiental, econômica e social no DNA dos sistemas alimentares e agrícolas tradicionais. Envolve atores do sistema alimentar da Europa, América do Norte e América Latina.

Utilizando a abordagem de laboratórios sociais, a Reos Partners e o Sustainability Institute forneceram liderança, design de processos e facilitação desde a concepção do SFL em 2002 até o final de sua primeira fase em 2007.

Transformação: Hoje, o SFL oferece uma variedade de iniciativas inovadoras que ajudam organizações a criar sistemas alimentares mais sustentáveis. Ele fornece oportunidades de desenvolvimento profissional, ferramentas de medição e colaborações pré-competitivas.

Ao fomentar parcerias improváveis com empresas e sistemas agrícolas, o SFL ajuda efetivamente a implementar inovações de sustentabilidade em larga escala nos sistemas alimentares tradicionais.

Inclusive growth 1
iii-lab: melhorando o acesso a seguros para quem mais precisa

Desafio: Muitos obstáculos impedem a oferta de seguros de boa qualidade para pessoas e empresas em situação de vulnerabilidade, deixando muitos ao redor do mundo sem opções para ajudá-los em momentos de crise. As razões estão tanto do lado da oferta quanto da demanda e podem ser intensificadas pelo ambiente regulatório e político.

Parceria: Trabalhando com a Reos Partners desde 2017, a Iniciativa de Acesso ao Seguro (A2ii) convocou laboratórios de inovação em seguros inclusivos (iii-labs) em 12 países ao redor do mundo para aumentar a adesão a seguros de boa qualidade para pessoas e empresas em situação de vulnerabilidade. Cada equipe nacional é composta por reguladores, seguradoras privadas, ONGs, grupos de proteção ao consumidor e associações de seguros.

Processo do iii-lab: O processo envolveu diálogos e análises nacionais e internacionais, incubação de inovações e prototipagem. As inovações são implementadas em nível nacional, enquanto os diálogos transnacionais proporcionam um espaço estimulante para aprendizado e inspiração em diferentes contextos.

Transformação:Novos produtos, serviços, plataformas e políticas, juntamente com novos relacionamentos, narrativas e habilidades de liderança, foram desenvolvidos, e o compartilhamento de conhecimento ocorreu dentro e entre as equipes dos países. As equipes prototiparam mais de 15 inovações concretas que aumentaram a resiliência de pessoas e empresas em situação de vulnerabilidade nos países participantes, e exemplos foram gerados que podem inspirar ações adicionais em outros lugares.

Inclusive growth 2-1
Colabora Moda Sustentável: criando moda ética e sustentável no Brasil

Desafio: A cadeia de valor da moda no Brasil, assim como em outros países, enfrenta desafios de sustentabilidade social, econômica e ambiental. Esses desafios estão relacionados a condições de trabalho, desigualdades sociais e raciais, padrões de consumo, impactos ambientais, qualidade da educação e formação, uso de tecnologia e materiais, o modelo de negócios predominante e a falta de condições habilitadoras e políticas públicas.

Parceria: Reunindo mais de 150 líderes da indústria da moda no Brasil, entre eles costureiras, empreendedores, gigantes do varejo, setor público, academia, associações e sindicatos, institutos e fundações, organizações internacionais, organizações da sociedade civil, mídia e outros, a Reos Partners apoiou um processo de mudança sistêmica em larga escala, no qual os membros colaboram em torno da prototipagem, fortalecimento e escala de iniciativas e soluções com impacto em nível sistêmico focadas nos desafios listados acima. Isso inclui a organização de oficinas e webinars que promovem moda inclusiva, sustentável, circular e regenerativa, desenvolvimento de recomendações para o setor, compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento de capacidades para a moda sustentável, e uso de comunicações amplas para aumentar a conscientização entre os consumidores.

Transformação: Os resultados do Colabora Moda Sustentável incluem novos e fortalecidos relacionamentos e parcerias entre os diferentes atores da cadeia de suprimento, um compromisso compartilhado para abordar preocupações comuns, como sustentabilidade, circularidade, condições de trabalho justas e redução das desigualdades de gênero, etnia e classe no setor, soluções testadas e iniciativas fortalecidas que abordam os desafios centrais, mecanismos financeiros e condições mais habilitadoras, aumento da conscientização e das capacidades para a moda sustentável, e uma plataforma resiliente para colaboração. 32 novas ou já existentes iniciativas foram prototipadas ou apoiadas, das quais 16 receberam financiamento inicial e 3 negócios de impacto receberam mentoria.

BG_pattern
Quote-icon

“A Reos Partners esteve na vanguarda do design do nosso processo e do apoio aos membros do nosso laboratório, mas também atuou como mentores e coaches para nossa equipe central na Europa, nos EUA, em Gana e no Quênia. Isso foi importante porque processos de mudança de sistemas são emergentes, e a necessidade de ser flexível e guiado pelas necessidades dos membros pode ser desafiadora. A Reos foi exemplar em nos apoiar durante todo esse processo. O sucesso do RINGO Lab, até agora, não poderia ter sido possível sem a equipe da Reos Partners. Eles fizeram uma contribuição significativa para o nosso trabalho.”

DEBORAH DOANE

CONVOCADORA DO PROJETO RINGO (REIMAGINANDO ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS INTERNACIONAIS)

Quote-icon

“A Reos Partners apoiou a A2ii no design e facilitação dos iii-labs em múltiplos níveis nas equipes dos países: suporte à liderança para indivíduos, coaching de equipes e orientação das equipes durante o processo de inovação. Os métodos que utilizaram construíram redes, criaram novas percepções e mudaram a forma como cada um vê o outro e o setor de seguros inclusivos, além de inspirar novas ações por meio da inovação. O trabalho da Reos foi um fator decisivo para alcançar os resultados que emergiram dos iii-labs.”

TERESA PELANDA

GERENTE DO PROJETO III-LAB, INICIATIVA DE ACESSO AO SEGURO

Quote-icon

"O trabalho da Reos Partners inspirou o Laboratório de Mudança da Engenharia e seu apoio foi fundamental para o seu sucesso. Eu realmente valorizo como eles utilizam as melhores práticas de esforços inovadores de mudança de sistemas em todo o mundo e trabalham conosco para customizar a abordagem ao nosso contexto específico. “Agora que somos um laboratório social mais 'maduro' e que estamos cada vez mais abrindo novos caminhos, realmente apreciamos o papel que a Reos desempenha como um hub central de aprendizado para uma ampla gama de esforços de mudança de sistemas.”

MARK ABBOTT

DIRETOR EXECUTIVO, ENGINEERING CHANGE LAB CANADA

BG_pattern

Interessado em aprender como laboratórios sociais podem apoiar seus esforços de colaboração entre múltiplos atores?